Essa Torta de limão é uma das minhas favoritas, e faz muito sucesso entre meus amigos, em especial com o Vitor Cei, que nos encontros de amigo sempre reivindica essa belezura. A versão tradicional é um pouco trabalhosa por isso disponibilizo duas versões: a tradicional e a "moleza". As duas são muito saborosas e vale conferir.
Ingredientes:
Massa (opção "moleza")
- 1 pacote de biscoito Maria (ou qualquer biscoito de sabor neutro);
- 4 colheres de manteiga gelada;
Massa (tradicional)
- 2 xícaras de farinha do trigo;
- 4 colheres de manteiga;
- 1/2 lata de creme de leite;
- 1 colher de fermento em pó
Recheio:
- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de creme de leite;
- Suco de 5 limões;
- 1/2 envelope de gelatina incolor hidratada de acordo com a embalagem;
- Raspa de 1 limão
Merengue:
- 2 claras;
- 1 xícara de açúcar
Preparo:
Massa opção "moleza";
Triture o biscoito até formar uma farinha, leve para uma tigela e junte a manteiga gelada. Misture bem até ficar em ponto de farofa úmida. Coloque dentro de um fôrma e monte a torta no fundo e nas paredes da fôrma, leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos. Retire do forno, espere esfriar e reserve.
Massa tradicional;
Peneire a farinha, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o Creme de Leite e o fermento. Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma fôrma de fundo removível, fure o fundo (trava-língua, hahaha ffffff) com um garfo e asse em forno médio-alto (200°C), por cerca de 20 minutos.
Recheio;
Bata no liquidificador todos os ingredientes e coloque na massa já pré assada.
Merengue;
Em uma panela média, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos. Retire do fogo e bata em uma batedeira por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume. Desligue a batedeira e cubra a torta com o merengue. Retorne a torta ao forno por cerca de 10 minutos, para dourar o merengue.
Sirva gelada.
Fonte: Herlany Siqueira
Fotografia: Vitor Cei
Comentários
Postar um comentário
Deixe um comentário!