Este é um clássico da culinária francesa. Sua confecção é um pouco elaborada, mas vale a pena, pois o resultado é único, delicioso e sofisticado. Sua aparência final é de um embutido. Sirva como entrada, acompanhado de uma salada verde temperada com vinagrete básico, outro clássico francês. No prato da foto nós demos um toque ainda mais especial com amêndoas tostadas.
Ingredientes:
- 1 kg de carne bovina moída 02 vezes
- 500g de carne suína moída 02 vezes (fraldinha ou pernil)
- 150 g de toucinho fresco, sem pele, cortado em cubos bem pequenos
- 150g de fígados de galinha bem limpos e cortados em pedaços médios
- 150g de cogumelos frescos
- 150g de presunto tender (ou similar) cortado em cubinhos
- 2 pacotes de bacon fatiado
- Cebola picadinha – meia xícara de chá
- 2 colheres de sopa de alho poro picadinho
- 2 fatias de pão de forma esmigalhado
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de chá de conhaque
- ¼ de xícara de chá de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 1 Ovo
- 1 colher de chá de estragão seco
- 1 dente de alho picadinho
- 2 colheres de chá de pimenta do reino
- 1 colher de café de Pimenta-da-jamaica
- 3 folhinhas de Louro
- 2 colheres de chá de Sal (ou usar o creme de alho com sal)
Preparo:
Temperar o fígado com sal e pimenta do reino e fritar na manteiga (01 colher de sopa) e reservar.
Em uma vasilha grande misturar as carnes com o toucinho e o pão e temperar com sal, pimenta-do-reino e pimenta-da-jamaica.
Na manteiga restante dourar a cebola, o alho poro e o cogumelo, no final acrescentar o alho e dar uma leve refogada e juntar com a carne.
Na frigideira que dourou os temperos colocar o conhaque e deixar ferver para evaporar o álcool e reduzir um pouco e acrescentar à carne misturando tudo.
À mistura com as carnes acrescentar o ovo, o estragão, o creme de leite, o suco de limão, o sal, a pimenta do reino e o presunto. Agregar bem todos os ingredientes inicialmente com as mãos e depois bater vigorosamente com uma colher de pau para que fique bem fofo.
Para provar o tempero, faça um “bifinho” com a massa e frite na manteiga.
Pegar uma forma de pão de forma e forrar com o bacon fatiado. Colocar as tiras de bacon dentro da forma, uma encostada na outra, deixando cair pelas bordas.
Colocar a metade da mistura dentro da forma e acrescentar os pedaços de fígado de modo que fiquem espalhados e sem se sobrepor. Acrescentar o restante da mistura, acertar bem para não ficar vazios e cobrir com o bacon que está pendurado nas bordas, colocar por cima as folhas de louro. Cobrir com papel alumínio.
Colocar em forno pré-aquecido, em banho-maria, e assar por 2h30min.
Depois deste tempo, tirar do forno e tirar o papel alumínio. Colocar sobre o patê um papelão forrado com papel alumínio e colocar um peso por cima de maneira que dê uma achatada no assado e deixe esfriar. Para usar como peso o ideal é usar uma forma um pouco menor e encher com pesos. Eu uso 02 kg de sal grosso.
Quando estiver frio, levar à geladeira e deixar por umas 08 horas. Retirar o patê de dentro da forma, tirar todos os excessos de gordura, secar com papel de cozinha e servir ou embrulhar com filme plástico. Pode ficar na geladeira por até 03 dias e pode ser congelado. Para congelar o ideal é que seja congelado em fatias individuais.
Comentários
Postar um comentário
Deixe um comentário!