Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional italiana de massa. A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e azeite. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados. Simplesmente uma delícia!!!!
- 400 g de Espaguete;
- 200 g de presunto defumado ou bacon cortado em pequenas lascas;
- 100 ml de vinho branco;
- 4 colheres de sopa de creme de leite;
- 4 unidades de gemas;
- 4 unidades de ovos;
- 2 colheres de sopa de parmesão ralado;
- 2 colheres de sopa de queijo pecorino;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Noz moscada a gosto;
- Azeite de oliva a gosto;
- Sal a gosto;
- Cebolinha a gosto.
Preparo:
- 1ª etapa - Em uma frigideira, coloque o azeite e doure o presunto (ou o bacon). Adicione o vinho branco. Reserve.
- 2ª etapa - Em uma tigela coloque o creme de leite, as gemas, os ovos, os queijos, a pimenta e a noz moscada, misture bem e acerte o sal, se necessário. Reserve.
- 3ª etapa - Cozinhe a massa "al dente" em água e sal. Escorra o espaguete (reserve uma xícara da água do cozimento do macarrão) e sem lavar despeje-o ainda quente na frigideira com o presunto (ou bacon) e frite-os um pouco.
- 4ª etapa - Acrescente o macarrão ao creme da 2ª etapa (é importante que todo o processo seja feito enquanto o macarrão estiver bem quente porque o calor da massa cozinhará os ovos). Mexa ligeiramente para que cozinhe e por fim despeje a água do cozimento do macarrão que estava reservada e ainda bem quente. Mexa com vigor até ficar um creme esbranquiçado. Sirva em seguida.
Para finalizar, decore o prato com cebolinhas e bastante queijo parmesão.
Pulo do gato:
O cozimento do macarrão em geral é fácil, porém nem todos sabem como deixar o macarrão no ponto, ou ‘al dente’. Aqui vão algumas dicas:
- A água deve estar fervente quando receber a massa e a temperatura deve ser mantida ao longo do preparo;
- Não tampe a panela durante o cozimento para não amolecer a massa;
- Não use óleo no cozimento, apenas sal, e somente depois que a água ferver;
- Massas frescas cozem mais rápido que massas prontas, então atenção às indicações da embalagem (geralmente massas prontas tem o ponto de 7 a 8 minutos de cozimento e massas frescas de 4 a 5 minutos.);
- Faça o teste da parede, realmente funciona: jogue um fio do macarrão na parede de azulejo. Se ele escorrer, está al dente. Se grudar, significa que já passou do ponto, se cair, ainda não está pronta.
Fonte: bemsimples | paganinigastronomia
Foto: Diário de cozinha.
Comentários
Postar um comentário
Deixe um comentário!