Menu especial | Pernil de cordeiro assado com redução de vinho


Cozinhar para pessoas queridas é sempre um motivo para festejar e preparar um jantar especial, com muito cuidado e amor. E essa semana, preparamos aqui em casa um jantar duplamente especial, nele comemoramos os 100 mil acessos do Diário de cozinha e a reunião entre alguns amigos. Esse menu foi especialmente pensado e preparado seguindo os passos de um jantar com menu completo, onde iniciamos com a entrada e finalizamos com a sobremesa. Apesar de parecer complicado, esse tipo de jantar é bem simples de organizar, e o resultado é magnífico. Seus convidados irão amar. Ao todo, levei pouco mais de 3 horas para prepará-lo. Começamos pela entrada com uma Sopa creme de ervilha, prosseguimos com o prato principal onde servimos um Pernil de cordeiro com redução de vinho acompanhado de Mousseline de batata doce e finalizamos com um Cheesecake de goiabada de sobremesa. O jantar foi um sucesso, o clima informal e descontraído, com um toque refinado. 
Para o prato principal um Pernil de cordeiro assado com redução de vinho. O cordeiro possui uma carne delicada, palatável, sem muita gordura e de digestão fantástica. Sempre é sinônimo de sofisticação. Preparamos essa receita de modo simples afim de preservar todo sabor do cordeiro. Para acompanhar, preparamos uma redução maravilhosa de vinho, a partir de um tinto mais encorpado. Os vinhos tintos de Bordeaux são ideais para valorizar o sabor do cordeiro, porém, vinhos tintos da uva Cabernet Sauvignon também fazem uma combinação excelente. Servimos esse prato com uma mousseline de batata doce e foi um sucesso total. E harmonizamos com o mesmo vinho de Bordeaux usado na redução.

Ingredientes
Pernil:
  • 1 ½ kg de pernil de cordeiro;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 cabeças de alho;
  • 1 maço de alecrim fresco;
  • Azeite;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Redução de vinho:
  • 250 ml de vinho de Bordeaux ou um bom Cabernet Sauvignon;
  • 1 cebola roxa ralada fininha;
  • 1 colher de manteiga sem sal;
  • 2 colheres rasas de açúcar;
  • 1 colher de café de amido de milho;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:
Pique finamente os dois dentes de alho e o alecrim, em seguida misture ao sal e a pimenta do reino moída na hora. Passe o tempero de alho, sal, pimenta e alecrim em todos os lados do pernil e deixe descansar por no mínimo 30 minutos. Disponha o pernil com o tempero em uma assadeira e regue com um pouco de azeite e acomode as cabeças de alho. Cubra com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 45 minutos. Retire o papel e deixe mais 10 minutos. O ponto ideal do cordeiro é “ao ponto”, ou seja, dourado por fora e levemente rosado por dentro, o calculo é de 15 minutos de forno (180º C) para cada 500 g de carne. Após o tempo de forno, retire a peça da assadeira e corte filés de aproximadamente 1,5 cm.  

Redução de vinho:

Aqueça uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga e refogue a cebola (o ponto ideal da cebola refogada é quando o vapor do cozimento não causa mais ardor aos olhos). Em seguida acrescente a farinha e deixe cozinhar por 2 minutos, mexa sempre. Acrescente alternadamente o vinho, o açúcar, o sal e a pimenta do reino moída na hora. Mexa frequentemente com um fuê e aguarde o vinho reduzir em 60%. Acerte o ponto de sal e está pronto. Reserve.

Montagem:
Uma sugestão para servir esse cordeiro é: acomode dois filés de pernil em um prato, regue o cordeiro com a redução de vinho e finalize com uma mousseline de batata doce para acompanhar. 

Sirva esse prato acompanhado do mesmo vinho do preparo. 


Comentários